Estudo de Solo e Rocha
O que é sondagem rotativa?
A sondagem rotativa é um método de investigação geotécnica destinada a perfuração de maciços rochosos com recuperação e preservação de testemunhos de rocha para definição de sua composição e qualidade.
Pode também ser utilizada quando há uma cobertura de material terroso (solo) sobre o maciço rochoso no local onde será executada. Neste caso, a perfuração inicia-se com o ensaio SPT e quando a resistência do material atinge o impenetrável na sondagem a percussão, inicia-se então a perfuração com a sonda rotativa, caracterizando assim, uma sondagem mista.
A sondagem rotativa consiste em uma perfuração moto-mecanizada, que resulta na rotação de uma coroa cortante com aplicação simultânea de pressão para avanço vertical, podendo atingir grandes profundidades.
As amostras extraídas recebem classificação quanto às granulometrias dominantes (silte, argila, areia), cor, presença de minerais especiais (micas, por exemplo), detritos vegetais e outras informações relevantes encontradas.
No Brasil, a sondagem a percussão com SPT é padronizada conforme a norma ABNT NBR-6484:2001 – Solo – “Sondagens de Simples Reconhecimento com SPT – Método de Ensaio”.
Os resultados da sondagem rotativa
As informações apresentadas em um boletim de sondagem rotativa em rocha incluem a descrição dos parâmetros de classificação geotécnica, que consistem em:
- Classificação litológica e descrição da rocha;
- Porcentagem de recuperação;
- Grau de alteração e coerência;
- Grau de fraturamento;
- Determinação do RQD – "Rock Quality Designation";
- Características das descontinuidades (preenchimento, inclinação, superfície, etc.).
Contrate a FX para a sua obra!