Sondagem mais usada para análise ambiental
O que é a sondagem a trado?
A sondagem a trado é um método de investigação do solo, que se baseia em uma perfuração manual, na maioria das vezes com diâmetro pequeno e profundidade rasa, normatizada pela NBR 9603/86, atualizada em 2015.
É geralmente utilizada para coletar amostras voltadas a ensaios de caracterização laboratorial do solo e também para realizar a identificação do nível d’água. Para a perfuração do solo com este procedimento, utiliza-se uma ferramenta com lâminas cortantes que pode ser do tipo trado concha ou helicoidal.
O objetivo da sondagem a trado também pode ser a análise das camadas do local de escavação em seu estado natural, constituindo um perfil estratigráfico. Além disto, este método é comumente usado para coletar amostras para ensaios geotécnicos e também para perfuração do subsolo com o objetivo posterior de instalação de poços de monitoramento.
Entre as vantagens na sondagem a trado estão: a rapidez e o baixo custo do serviço, e a quantidade em volume das amostras coletadas, que é o suficiente para a realização de ensaios de caracterização e compactação, entre outros.
Em contrapartida, o método de sondagem a trado manual não é recomendado para análise do terreno visando a realização de projetos de fundação, visto que não apresenta medidas de resistência do solo como na sondagem a percussão com SPT.
Contrate a FX para a sua obra!